Case Study Caixa Económica Montepio Geral
Descrição
Fundada em 1844 a Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) é uma caixa económica bancária, com o capital institucional detido a 100% pelo Montepio Geral – Associação Mutualista, que se diferencia pela sua matriz mutualista e representa os valores da participação associativa e da solidariedade, o que lhe confere um estatuto único no panorama bancário português.
Está vocacionada para a captação de poupanças e para o crédito aos segmentos de particulares, empresários em nome individual, microempresas e pequenas e médias empresas, bem como instituições do Terceiro Setor. Fazer a diferença para ir mais longe está na sua essência, que se traduz na assinatura: “Só um banco diferente nos leva mais longe”.
Necessidade
Em 2009 a CEMG decidiu que era imprescindível implementar uma solução que permitisse gerir o acesso físico a um conjunto de edifícios através de uma plataforma única, indo ao encontro das exigentes necessidades de segurança associadas ao setor bancário.
Neste contexto, a CEMG iniciou a pesquisa de potenciais parceiros que pudessem satisfazer as necessidades identificadas, assegurando os requisitos técnicos, funcionais e, simultaneamente, o nível de segurança exigido.
Objetivo
A CEMG desafiou a Bioglobal a apresentar uma solução de gestão centralizada para o controlo de acessos físicos que conseguisse um elevado nível de flexibilidade, facilidade de gestão e integração com os sistemas de informação internos já instalados, e que ao mesmo tempo garantisse a segurança dos espaços físicos.
Solução
Em função do enquadramento do projeto, verificou-se que era essencial customizar o produto BSEGUR à medida do cliente, para responder de forma eficiente às exigências da CEMG.
Relativamente à autenticação, a solução encontrada para o controlo de acessos incluiu a credenciação de utilizadores através de cartão de proximidade e impressão digital, justificando-se, em alguns casos, a dupla autenticação no acesso a áreas de segurança mais restritas.
Em termos de hardware foram instalados equipamentos de fabricantes líderes de mercado, como a Automatic Systems (torniquetes e barreiras), HID (controladoras e leitores) e Idemia (leitores biométricos).
De acordo com o cliente, a Bioglobal foi escolhida para implementar este projeto devido à “capacidade de apresentar um sistema que responde às necessidades específicas da CEMG.”
Avaliação global
A CEMG adquiriu uma solução customizada de controlo de acessos físicos integrada com os seus sistemas de informação, o que lhe permitiu automatizar os seus processos e ser mais eficiente na gestão dos seus utilizadores. “A solução Biosegur é uma solução de gestão de controlo de acessos que garante um elevado grau de funcionalidade.”
Ao longo de quase uma década de parceria, os requisitos da CEMG têm evoluído e o BSEGUR tem acompanhado essa evolução estando neste momento instalado em 13 edifícios.
“No último ano o sistema cresceu significativamente e a Bioglobal esteve à altura do desafio.“
“A Bioglobal tem estado à altura dos desafios colocados, apresentando soluções inovadoras, antecipando-se por vezes às necessidades da CEMG.”
“A parceria tem sido muito positiva.”
Faça donwload do Case Study aqui.
Gostaria de saber mais sobre as nossas soluções? Contacte-nos.